Sistemas de proteção e defesa civil são debatidos do 15º módulo do MBA em Gestão de Cidades

Crédito: Thiago

publicidade

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
professor doutor Carlos Eduardo Silva ministrou o 15º módulo do MBA em Gestão de Cidades. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu, na última sexta-feira (19), no auditório da Escola Superior de Contas, o 15º módulo do MBA em Gestão de Cidades, realizado em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp). A aula, voltada a gestores públicos, teve como tema central “Danos catastróficos, resiliência urbana e gestão de crises”, e contou com transmissão ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube.

O módulo foi ministrado pelo professor doutor Carlos Eduardo Silva, membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), especialista em Direito Público e Ciências Penais e mestre em Direito do Estado. “É uma grande satisfação estar aqui participando de uma iniciativa inédita muito importante para a capacitação de todos os gestores”, comentou sobre a pós-graduação.

Com 28 anos de atuação no MPMT, o facilitador destacou que tratar de mudanças climáticas e eventos extremos deve estar na agenda de qualquer gestor, mas é uma temática pouco trabalhada e explorada nos municípios. “Tradicionalmente, as administrações públicas operam só com respostas aos eventos extremos, mas o que nós vamos apresentar aqui hoje são protocolos internacionais e parâmetros normativos que invertem essa lógica. Hoje os municípios devem se preparar para esses eventos antecipadamente, por conta dos impactos que eles causam”, ressaltou Silva no início de sua apresentação.

Leia Também:  TCE-MT fiscaliza acesso à água e saneamento em escolas públicas em Mato Grosso

O professor, que também é coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Meio Ambiente do MPMT e ministra disciplinas em cursos lato sensu na Fundação Escola Superior do órgão e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pontuou que, diante das mudanças climáticas cada vez mais frequentes e intensas, as administrações dos municípios têm que estar preparados para enfrentá-los, não só dando respostas adequadas, mas também com ações de preparação, mitigação e planejamento urbano.

O MBA em Gestão de Cidades integra a estratégia da atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, para fortalecer a capacitação contínua de servidores e gestores públicos. Com carga horária de 360 horas, o curso conta com cerca de mil alunos e é coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide